DIÁLOGOS SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NO CONTEXTO DA COVID-19: APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA COMUNIDADE
Resumo
O aumento da produção e disseminação de fake news relacionadas à pandemia de COVID-19 impulsionou a criação da Plataforma InformaSUS-UFSCar e do grupo temático Saúde do Trabalhador. Este relato de experiência tem como objetivo descrever os processos de trabalho, aprendizados e desafios deste grupo temático Saúde do Trabalhador para a divulgação de informação confiável por meio da plataforma InformaSUS-UFSCar no período de Março a Novembro de 2020. A construção se pautou nas 17 produções do grupo temático e em narrativas elaboradas pelos participantes, com base na questão disparadora: “Como foi sua experiência no processo de comunicação social por meio da plataforma InformaSUS-UFSCar?”. Os participantes compartilharam as motivações para composição do grupo, especialmente relacionadas à potencialidade de se transladar os conteúdos científicos à comunidade; sinalizaram as dificuldades enfrentadas no processo, predominantemente relacionadas à sobrecarga de trabalho para produção de conteúdo; e apontaram perspectivas de fortalecimento do grupo, sugerindo a inclusão de novos participantes. Este relato aponta a relevância social da universidade em produzir informações confiáveis, com base em evidências científicas, em um formato didático e acessível à população, auxiliando no combate de notícias falsas e empoderando os trabalhadores, por meio da informação, na luta por seus direitos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.