A PANDEMIA DE COVID-19 E A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões sobre a pandemia da Covid-19 e a Educação Permanente em Saúde (EPS) à luz de alguns conceitos da análise institucional. O Brasil dispõe de uma política nacional de EPS desde 2004, formulada com a proposta de colocar em análise e movimento a formação inicial dos trabalhadores de saúde, a formação que ocorre no mundo do trabalho incluindo aquela que se faz em instâncias de participação e controle social e a que se faz nos processos de gestão. São reflexões produzidas em uma pesquisa participativa, modalidade pesquisa intervenção, com o referencial da análise institucional francesa e vinculadas a iniciativa do Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS). Apresentaremos em três tópicos alguns aspectos que a pandemia da Covid-19 mostrou sobre a potência e impotência da EPS no contexto do SUS. São eles: O caminho se faz caminhando: a pandemia coloca os pesquisadores em EPS; Heroísmo versus humanidade; Coordenação de cuidados e relações de poder. Concluímos que nos processos de institucionalização há capturas mas também há possibilidades de pequenas aberturas e deslocamentos, que indicam mudanças possíveis, mesmo em meio ao caos que a pandemia nos provoca.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.