RODA VIVA DO SUS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ARTICULAÇÃO COM SERVIÇOS DE SAÚDE
Resumo
Relato de experiência acerca da organização de uma atividade integrada envolvendo duas disciplinas, inspirada no programa Roda Viva da Fundação Padre Anchieta e destinada a estudantes do primeiro semestre do primeiro ano de graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, visando aproximação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na dinâmica estão envolvidos professores, alunos e profissionais de saúde convidados. A atividade é realizada em dois encontros. O primeiro, envolve a discussão entre discentes para a formulação de questões sobre a temática e indicação de dois estudantes para mediação. No segundo encontro, assim como no programa Roda Viva, os alunos sentam-se em círculo, com os convidados ao centro e os mediadores estimulam a discussão por meio de questões-chave aos convidados. Os demais estudantes complementam as questões interagindo com os convidados. Havendo algum aluno com habilidade para desenho, esse é convidado a realizar ilustrações dos convidados. A atividade mostra-se potente em favorecer a reflexão crítica sobre o SUS, o desenvolvimento de um processo ativo de ensino-aprendizagem, bem como a aproximação com saberes e experiências relacionados à atuação do enfermeiro no SUS. A dinâmica tem sido bem avaliada pelos estudantes e convidados, sendo que os primeiros têm demonstrado organização, responsabilidade e protagonismo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.