ACOMPANHAMENTO E INVESTIGAÇÃO DOS ÓBITOS MATERNO-INFANTIS EM MUNICÍPIO DE GRANDE PORTE: A ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Resumo
Trata-se de um relato da experiência do projeto “Investigação das mortes materno-infantis no município de Ribeirão Preto e processo educativo nas instituições de saúde” realizado em uma parceria universidade-serviço de saúde, envolvendo alunos de graduação do curso de Enfermagem. O objetivo do projeto é proporcionar ao graduando aprendizados sobre o acompanhamento e investigação de óbitos materno-infantis ocorridos no município de Ribeirão Preto São Paulo e a participação nas atividades educativas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde junto aos profissionais de saúde. O projeto contribui para a formação, pois ao lidar com a investigação, acompanhamento e as atividades educativas nas situações da morte materna e infantil, o estudante pode aproximar-se do conhecimento dos processos de adoecimento, avançar nas habilidades de comunicação, coleta de dados em sistemas de informações, reconhecimento do processo de trabalho e indicações de ações de cuidado voltadas para uma prática de saúde integral e humanizada e, responsabilizar-se sobre as atividades que deve desenvolver no projeto. Portanto, a vivência do acompanhamento e investigação em conjunto com as atividades educativas podem colaborar para o desenvolvimento dos saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais sobre as possibilidades de intervir na assistência prestada ao grupo materno-infantil a partir de um evento de óbito.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.