EDUCAÇÃO, ENSINO, APRENDIZADO E ESCOLA COMO CAMPO DE DISPUTAS E INSTRUMENTOS DE REPRODUÇÃO SOCIAL: CRÍTICAS SOCIOLÓGICA E DA SOCIOLOGIA
Resumo
A educação e a escola ainda são espaços e instrumentos complexos nas sociedades. Isso pelo fato das referidas serem propagadas com certos ideais de inclusão e integração social, porém, contraditoriamente atuam como mecanismo de segregação e exclusão. Ou seja, tais instrumentos e ideais em questão possuem “duas faces na mesma moeda”. E o que dizer de ideais de escola sem partido? Ora, sabemos que nenhuma instituição é apolítica, neutra, desinteressada, isenta, imparcial e que não tome posicionamento para um lado, grupo, classe e ideal. Sendo isso um fato real e social, logo, todos os indivíduos que estão ligados a tais instituições, direta ou indiretamente, também não são neutros, não são desinteressados e imparciais. Isso não ocorre apenas com os sujeitos e as instituições, mas também com as ciências em si, seus objetivos e produções. Logo, num idealismo ideologizado se concebe as instituições, educação e ciências como neutras, imparciais e desinteressadas politicamente. Entretanto, na realidade do cenário social e em seus embates e conflitos, repleto de contradições e antagonismos, o que vemos é todos estes citados assumirem posições em favor de determinado grupo, ideal e classe. Sendo assim, será com reflexões nas teorias de Bourdieu que propomos analisar tais espaços como campos de disputas e reprodução social, incluindo a própria ciência sociológica como ferramenta de prevenção, intervenção e conservadora da reprodução social, também sendo campo de disputas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.