A CIÊNCIA NA ANTICIÊNCIA: NOTAS EPISTEMOLÓGICAS EM BACHELARD, FOUREZ E HABERMAS

Autores

Resumo

Este artigo busca reflexionar sobre a ciência em tempos de negacionismo e anticiência. O texto tem como base três obras – A formação do espírito científico de Gaston Bachelard, A construção das ciências de Gérard Fourez e Técnica e Ciência enquanto Ideologia de Jürgen Habermas. A presente análise considera os três autores como relevantes no entendimento do que é a ciência e como se produz conhecimento, isto é, a episteme de cada autor fornece fundamentos e teorias que orientam estudantes e pesquisadores nas mais diferentes áreas do conhecimento. Neste trabalho, o polo propulsor da reflexão são as ideias dos autores e suas influências na racionalidade científica no campo da educação.

Biografia do Autor

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa de Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH) como pesquisador do eixo de pesquisa 'Produção do Conhecimento' da Rede Universitas/BR.

Mayna Zacarias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa de Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH) como pesquisadora do eixo de pesquisa 'Produção do Conhecimento' da Rede Universitas/BR.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

09-08-2021