A EXPERIÊNCIA EMPÍRICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PERSPECTIVAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Everton Henrique Eleutério Fargoni Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0001-7536-9126
  • Mayna Zacarias Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista em Iniciação Científica (FAPESP)

Resumo

O presente trabalho refere-se a um relato de experiência vivenciada em sala de aula, realizado numa turma de fase 4 em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de São Carlos/SP, por meio da disciplina de Prática de ensino e estágio docente na Educação Infantil da graduação em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos. O intuito deste artigo é socializar as novas perspectivas de dois graduandos a partir da experiência empírica com os alunos sobre a realidade escolar na educação infantil, o encanto com a docência e o novo olhar para a profissão mediante a hodierna relação professor-estudante. Para tanto, este trabalho esteve pautado numa perspectiva dialógica entre os sujeitos, com base na observação, interação e intervenção dos docentes em formação, sendo o estágio o meio de apropinquação indispensável entre o futuro educador e a sala de aula.

Biografia do Autor

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa de Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH) e é membro do eixo de pesquisa 'Produção do Conhecimento' da Rede Universitas/BR.

Mayna Zacarias, Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista em Iniciação Científica (FAPESP)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do eixo de pesquisa "Produção de Conhecimento na Educação Superior" da Rede Universitas/BR.

Downloads

Publicado

06-12-2019