AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o modo como a avaliação formativa pode contribuir para os alunos com baixo rendimento escolar, bem como compreender a importância de se refletir sobre as formas de avaliar que estão presentes no cotidiano, dado que os métodos avaliativos não devem ser tratados como forma de dominação e nem dever ter como propósito a classificação dos alunos. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados bibliográficos e entrevista realizada com quatro professores do Ensino Fundamental com enfoque qualitativo. Segundo os resultados obtidos o modo como se avalia reflete no processo de ensino-aprendizagem do aluno, nesta perspectiva a avaliação formativa pode ser um instrumento eficaz para o desenvolvimento da aprendizagem, pois colabora com a formação integral dos educandos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.