PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
Resumo
Com o aumento de alunos deficientes visuais nas universidades existe a necessidade de um preparo dos professores. Estes alunos enfrentam diversas barreiras, desde metodológicas até mesmo de estrutura física, que dificultam o processo de aprendizagem e a permanência nas universidades. O objetivo desta pesquisa foi verificar, analisar e compreender a percepção dos professores de uma Universidade pública ao lidar com alunos deficientes visuais. Desse modo, foram entrevistados 32 professores universitários por meio de plataforma digital. Foi observado que apenas 16,1% dos entrevistados se sentem preparados para ministrar aula para um aluno deficiente visual e 40,6% acreditam que estes alunos possuem dificuldades para aprender. A maioria dos professores universitários entrevistados sente-se despreparado para lidar com alunos deficientes visuais, não apresenta formação pedagógica específica e a maioria não busca metodologias alternativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, reforçando a necessidade de cursos de capacitação para estes profissionais, além da implantação da disciplina de Educação Especial e Inclusiva nos cursos de formação de professores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.