EDUCAR NA DIVERSIDADE: UMA PERSPECTIVA SOBRE A ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Deficiência visual, Aluno com deficiência, Educação EspecialResumo
Educar na diversidade é sinônimo de ensinar em um contexto educacional no qual as diferenças individuais e as do todo, são destacadas e aproveitadas para enriquecer e flexibilizar o conteúdo curricular previsto. No que tange a deficiência visual, devido as suas características, singularidades e limitações; os alunos precisam de variadas formas de interação e recursos pedagógicos, bem como adequações no espaço escolar, para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e o estudante alcance o seu desenvolvimento de maneira global. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva versar sobre a acessibilidade pedagógica em sala de aula, através da vertente da adaptação de materiais didáticos para alunos com deficiência visual. Posto isto, esta pesquisa apresenta diversas estratégias para a inclusão de alunos com esse tipo de deficiência através da adaptação de materiais didáticos. Visto que esses materiais adaptados contribuem para que a sala de aula seja vista pelo aluno, deficiente ou não, como um ambiente educativo interessante, onde os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica, atrativa e prazerosa. A escolha dos materiais ideais deve levar em conta a proposta pedagógica da Instituição de Ensino, a faixa etária dos alunos, suas potencialidades, limitações e os recursos disponíveis no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.