METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: APLICAÇÃO PARA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES E A PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE ENQUANTO MEDIADOR

Autores

  • Igor Rodrigues Maia Rizzi Anahanguera
  • Rafaela Zillo Anhanguera
  • Thalita Gomes da Silva

Palavras-chave:

Atuação Profissional, Design Thinking, Gamificação, Team Based Learning, Peer Instruction

Resumo

Com o aumento do índice de desempregos e queda nas oportunidades de colocação profissional, somente possuir uma graduação não significa garantir uma vaga de emprego. Neste cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam atualizar e reinventar suas metodologias e ferramentas de ensino-aprendizagem para aproximar o estudante da realidade intrínseca a sua profissão, a fim de oportunizar melhores e maiores chances de empregabilidade aos futuros egressos. Em consonância com essa necessidade surgem as metodologias ativas e algumas já são reconhecidas internacionalmente: Design Thinking, gamificação, Team Based Learning e Peer Instruction. O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as metodologias ativas que aproximam o estudante universitário de sua atuação profissional e a colaboração do docente na construção destas competências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico para identificar as aplicações de Metodologias Ativas que auxiliem os alunos no decorrer do Ensino Superior; somado a isso, também foi elaborado e estruturado um questionário com questões fechadas destinados aos docentes da IES Anhanguera Leme-Pirassununga, a fim de conhecer suas percepções quanto às metodologias ativas. Como resultado foi possível compreender e propor o uso das Metodologias Ativas na relação entre aluno e mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

05-12-2023