METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: APLICAÇÃO PARA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES E A PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE ENQUANTO MEDIADOR
Palavras-chave:
Atuação Profissional, Design Thinking, Gamificação, Team Based Learning, Peer InstructionResumo
Com o aumento do índice de desempregos e queda nas oportunidades de colocação profissional, somente possuir uma graduação não significa garantir uma vaga de emprego. Neste cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam atualizar e reinventar suas metodologias e ferramentas de ensino-aprendizagem para aproximar o estudante da realidade intrínseca a sua profissão, a fim de oportunizar melhores e maiores chances de empregabilidade aos futuros egressos. Em consonância com essa necessidade surgem as metodologias ativas e algumas já são reconhecidas internacionalmente: Design Thinking, gamificação, Team Based Learning e Peer Instruction. O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as metodologias ativas que aproximam o estudante universitário de sua atuação profissional e a colaboração do docente na construção destas competências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico para identificar as aplicações de Metodologias Ativas que auxiliem os alunos no decorrer do Ensino Superior; somado a isso, também foi elaborado e estruturado um questionário com questões fechadas destinados aos docentes da IES Anhanguera Leme-Pirassununga, a fim de conhecer suas percepções quanto às metodologias ativas. Como resultado foi possível compreender e propor o uso das Metodologias Ativas na relação entre aluno e mercado de trabalho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.