SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO RECURSOS DE MULTILETRAMENTOS NO SUPORTE AOS ALUNOS INGRESSANTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA LEME-PIRASSUNUNGA

Autores

Palavras-chave:

Transição ensino médio-ensino superior, Currículo, Leitura, Diagnóstico

Resumo

A transição do ensino básico para o ensino superior tem sido um grande desafio para o aluno ingressante em cursos de graduação, principalmente para os estudantes oriundos do ensino básico público, uma vez que já são conhecidas as deficiências nas competências curriculares do sistema público básico de ensino. A fim de acolher e dar suporte a este aluno em sua vida acadêmica é imprescindível utilizar novas técnicas de ensino-aprendizagem, como exemplo são os multiletramentos, que geram produtos e processos de ensino que aproximam a realidade do estudante às competências fundamentais para o seu desenvolvimento no ensino superior. O objetivo do presente projeto foi diagnosticar as principais dificuldades curriculares dos alunos ingressantes nos cursos presenciais da Anhanguera Leme-Pirassununga, e também, elaborar e aplicar sequências didáticas com base nos multiletramentos, a fim de sanar as dificuldades apresentadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, usando um questionário para realizar um diagnóstico das principais dificuldades curriculares dos alunos e posteriormente à análise desse diagnóstico foram elaborados mapas mentais como sequências didáticas envolvendo práticas de escrita, leitura e múltiplas linguagens em variados contextos sociais, científicos e profissionais. Ao final do projeto, foi percebido que os mapas mentais se mostram um recurso de grande potencial para cativar o interesse dos alunos e pode servir de recurso para retomar conceitos da Educação Básica, visando o combate às dificuldades surgidas na vida acadêmica, principalmente no início do curso.

Biografia do Autor

Igor Rodrigues Maia Rizzi, Anahanguera

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Anhanguera

Ana Clara Murbach Perin

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Anhanguera e com interesse e experiência em fotografia.

Rafaela Rebessi Zillo, Centro Universitário Anhanguera

Mestra em Ciências, área de concentração Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo, bacharela em Ciências dos Alimentos pela mesma universidade. Experiência em tecnologia e qualidade de alimentos, realização de análises físico-químicas, cromatográficas, sensoriais e rotinas de laboratório.

Downloads

Publicado

03-12-2024