AS CONTRIBUIÇÕES DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO
Palavras-chave:
Escola; Rotina; Educação Infantil; Professor; Crianças.Resumo
A Educação Infantil é uma etapa de grande importância na vida de uma criança, sendo que os profissionais frente a esse processo precisam possuir qualificação para atender suas necessidades e especificidades, e construir rotinas é algo fundamental para que as crianças desenvolvam hábitos e tenham experiências que auxiliem em sua aprendizagem e desenvolvimento. As rotinas devem envolver situações do cuidar e educar e baseiam-se nos objetivos traçados para essa etapa da educação. Esse artigo objetiva discutir as contribuições das rotinas para as crianças da educação infantil. A metodologia utilizada em sua elaboração foi a revisão bibliográfica baseada nas obras de Ribeiro e Batista (2016) e Barbosa (2006). Os resultados apresentados revelam que as rotinas devem ser propostas flexíveis, porém, em muitas situações precisam ser, também universais e padronizadas, auxiliando a criança a aprender normas, a ter horários para alimentação, higiene, sono, assim como para atividades ligadas ao educar. Essas rotinas auxiliam as crianças a ter organização, segurança, assim como a construir sua autonomia e devem ser pensadas e elaboradas por professores que conhecem as necessidades e especificidades desse público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.