TEMPOS, ESPAÇOS E MATERIALIDADES: O BRINCAR COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Resumo
Este artigo apresenta o relato de experiência de uma proposta de intervenção pedagógica na educação infantil, visando resgatar a memória do brincar no Centro de Educação Infantil (CEI), localizado no Centro de Educação Unificado (CEU) Três Pontes, com foco no Mini Grupo Infantil (MGI-B), considerando-se suas particularidades. Esta proposta fundamenta-se nas observações e contribuições que priorizam o brincar nos espaços educacionais, voltados para crianças entre 2 e 3 anos, e que proporcionam experiências que atribuem significado ao território, reconhecendo-o como espaço de pertencimento, mediado pelas interações e brincadeiras. Buscou-se enfatizar o brincar como prática pedagógica, ressaltando o papel mediador da(a) professora(o) na construção do aprendizado das crianças ao deixar espaços livres, organizar tempos e disponibilizar materiais para elas crianças construírem seu conhecimento, assegurando seu direito ao brincar. A metodologia fundamenta-se na concepção norteadora do Currículo da Cidade de Educação Infantil de São Paulo (2019), apresentando os princípios para a ação pedagógica nas unidades educacionais. Os procedimentos estruturam-se em etapas de intervenção direcionadas ao MGI-B, considerando o brincar como direito. Assim, a avaliação desse processo auxiliou na adequação da proposta de intervenção e no replanejamento das ações pedagógicas para o segundo semestre de 2022 e anos posteriores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.