TEMPOS, ESPAÇOS E MATERIALIDADES: O BRINCAR COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Claudia Oliveira Fernandes Alves Professora de Educação Infantil na Secretaria de Educação do Município de São Paulo lotada no CEI CEU Três Pontes
  • Cleonice Maria Tomazetti Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de uma proposta de intervenção pedagógica na educação infantil, visando resgatar a memória do brincar no Centro de Educação Infantil (CEI), localizado no Centro de Educação Unificado (CEU) Três Pontes, com foco no Mini Grupo Infantil (MGI-B), considerando-se suas particularidades. Esta proposta fundamenta-se nas observações e contribuições que priorizam o brincar nos espaços educacionais, voltados para crianças entre 2 e 3 anos, e que proporcionam experiências que atribuem significado ao território, reconhecendo-o como espaço de pertencimento, mediado pelas interações e brincadeiras. Buscou-se enfatizar o brincar como prática pedagógica, ressaltando o papel mediador da(a) professora(o) na construção do aprendizado das crianças ao deixar espaços livres, organizar tempos e disponibilizar materiais para elas crianças construírem seu conhecimento, assegurando seu direito ao brincar. A metodologia fundamenta-se na concepção norteadora do Currículo da Cidade de Educação Infantil de São Paulo (2019), apresentando os princípios para a ação pedagógica nas unidades educacionais. Os procedimentos estruturam-se em etapas de intervenção direcionadas ao MGI-B, considerando o brincar como direito. Assim, a avaliação desse processo auxiliou na adequação da proposta de intervenção e no replanejamento das ações pedagógicas para o segundo semestre de 2022 e anos posteriores.

Biografia do Autor

Claudia Oliveira Fernandes Alves, Professora de Educação Infantil na Secretaria de Educação do Município de São Paulo lotada no CEI CEU Três Pontes

Mestre na linha de pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Educação Infantil na Secretaria de Educação do Município de São Paulo lotada no CEI CEU Três Pontes, regente de sala, agrupamento MGI-B

Cleonice Maria Tomazetti, Universidade Federal de São Carlos

Professora titular da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

03-12-2024