DISCUSSÕES EMERGENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Este artigo, fruto de uma Iniciação Científica, teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre as discussões emergentes na formação de professores da educação básica com foco para a formação de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Realizamos a seleção e análise de artigos publicados e disponíveis na base de dados Scielo entre os anos de 2013 e 2023, a partir da combinação dos seguintes descritores: formação de professores; formação docente; educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental. A fim de mapear os objetivos dos estudos em questão, seus temas e metodologias, evidenciamos a dissonância que existe entre os modelos de formação inicial oferecidos por instituições e o real perfil do professor, bem como de que forma os demais aspectos que envolvem a temática impactam a prática docente. Entendemos que a formação de professores exige a construção de uma identidade docente mediada por processos dinâmicos que vão além das experiências que ocorrem durante a vida, mas que também não são proporcionados na formação inicial desses profissionais, criando uma lacuna na prática docente e sendo necessário a valorização de formações continuadas. Compreendemos que para o desenvolvimento profissional adequado é necessário que a formação continuada ocorra, suprindo a discrepância entre formação inicial e prática docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.