CRIANÇA, INFÂNCIA E AMAZÔNIA, UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Amazonas, embora o mais extenso estado brasileiro, permanece parcialmente desconhecido pelos gestores públicos, com cerca de 6.500 comunidades rurais em áreas remotas. Este artigo propõe uma análise para caracterizar as pesquisas sobre criança e infância na região amazônica.
Os resultados destacam a desvalorização social da região Norte, evidenciando desafios como a má distribuição de renda per capita, carência de saneamento básico e inadequação das moradias, todos representando ameaças significativas ao bem-estar infantil. A compreensão dessas complexidades é crucial para desenvolver estratégias eficazes que abordem essas questões e promovam o pleno desenvolvimento das crianças na vastidão amazônica, preservando suas identidades culturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.