“DESCOBERTAS NO BERÇÁRIO”: PRÁTICAS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM BEBÊS

Autores

  • Luana Clara da Silva Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), Brasil
  • Michele Varotto Machado Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos
  • Juliana Guedes dos Santos Marconi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a importância do berçário nas creches da Educação Infantil, algumas de suas práticas e possibilidades para contribuir com o desenvolvimento do bebê de 0 a 1 ano e 6 meses de idade. Deste modo, evidencia a importância do cuidar e educar se complementarem, bem como o trabalho intencional do professor com novos pensamentos e ações para serem colocadas em prática no âmbito escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em materiais publicados precedentemente, buscando fundamentar o tema em estudo. Ao final desse trabalho, verificou-se os benefícios do berçário para o desenvolvimento integral do bebê em seus diferentes aspectos: social, cultural, emocional, linguístico, físico e cognitivo, bem como a importância da intencionalidade docente, suas interações e práticas educativas cotidianas.

Downloads

Publicado

22-04-2025