GESTÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o papel da gestão escolar, na perspectiva da educação inclusiva, voltado à inclusão de crianças, público-alvo da Educação Especial, da Educação Infantil. A inclusão dessas crianças no ensino regular tem gerado debates, impulsionados pela garantia legal e pelo aumento de situações específicas no ambiente escolar. A inclusão escolar refere-se a políticas que asseguram o acesso e a permanência de todas as crianças diagnosticadas com deficiências, promovendo sua participação no processo de ensino e aprendizagem. Os dados indicam que a organização escolar e a articulação entre ensino comum e especial influenciam diretamente a inclusão. Assim, um diretor escolar desempenha um papel essencial como mediador, trabalhando em colaboração com os órgãos colegiados para utilizar recursos necessários à mediação, à inclusão e apropriação de conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.