GESTÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marcela Dias Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o papel da gestão escolar, na perspectiva da educação inclusiva, voltado à inclusão de crianças, público-alvo da Educação Especial, da Educação Infantil. A inclusão dessas crianças no ensino regular tem gerado debates, impulsionados pela garantia legal e pelo aumento de situações específicas no ambiente escolar. A inclusão escolar refere-se a políticas que asseguram o acesso e a permanência de todas as crianças diagnosticadas com deficiências, promovendo sua participação no processo de ensino e aprendizagem. Os dados indicam que a organização escolar e a articulação entre ensino comum e especial influenciam diretamente a inclusão. Assim, um diretor escolar desempenha um papel essencial como mediador, trabalhando em colaboração com os órgãos colegiados para utilizar recursos necessários à mediação, à inclusão e apropriação de conhecimento.

Biografia do Autor

Marcela Dias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

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Publicado

07-09-2025