NÃO HÁ CIÊNCIA SEM DEUS: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM DESCARTES
Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar que a ciência moderna dependeu da existência de Deus, com base na Filosofia de Descartes. Ou seja, não haveria o tipo de conhecimento científico sem Deus. Postular uma relação de dependência entre Deus e ciência parecia ser a via mais eficaz para a fundação de um modo de conhecer diferente do senso comum. Seria razoável, à época, fundar a ciência separada da metafísica? Ao que parece, seria improvável. Assim, este texto se inicia pelos conceitos de ciência, Deus, ato mental e ideia. Passa por representação e os princípios de causalidade e correspondência, para, finalmente, chegar aos atos mentais do processo de conhecimento, a intuição e a dedução. Considera-se que, a partir das bases fundantes das ciências naturais, seguem-se outras tantas possibilidades na relação entre o eu pensante e as substâncias como, e.g., os debates contemporâneos sobre consciência, relação sujeito/objeto, aspectos do método científico e surgimento de outras ciências que continuam em desenvolvimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.