EDUCAÇÃO EMOCIONAL E EXCELÊNCIA

UM ESTUDO LONGITUDINAL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM PESSOAS ADULTAS SUPERDOTADAS

Autores

  • Patricia Neumann Universidade Estadual do Centro Oeste

Palavras-chave:

talento, superdotação, educação, inteligência emocional

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como as necessidades educacionais emocionais de pessoas superdotadas podem contribuir para uma educação emocional para todas e todos. O método foi um estudo longitudinal da inteligência emocional (IE) com dez pessoas superdotadas adultas. A abordagem da pesquisa foi quanti-qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados foi por um questionário, uma vez ao ano, durante cinco anos. A análise de dados foi quantitativa no que tange ao questionário e qualitativa no que tange à caracterização da amostra em tipo e grupo. Os resultados mostram que a IE é mutável ao decorrer do tempo, há variação no desenvolvimento da IE de pessoa a pessoa e a empatia é a competência que se destaca. Dentre a amostra, 70% é do tipo acadêmico-intelectual. No primeiro ano da coleta, 70% estava no grupo de potencial para excelência. A discussão apresenta algumas características emocionais de pessoas superdotadas, a empatia como elemento central no alto funcionamento da IE e do desenvolvimento, os perfis emocionais e sua relação com o rendimento e, por fim, a educação emocional como meio para a transformação do potencial em excelência. Considera-se que o foco na excelência implica uma mudança paradigmática educacional e social.

Biografia do Autor

Patricia Neumann, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Psicologia com ênfase em Psicologia e Processos Educativos. Mestrado em Educação. Cursa Licenciatura em Filosofia. Em Educação, é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em desenvolvimento humano com atuação na linha de pesquisa Educação, Altas Habilidades/Superdotação e Avaliação Psicológica e Pedagógica na qual investiga inteligência emocional, afetividade e aprendizagem. Nesta área, trabalha com formação continuada de professores e com avaliação psicoeducacional de superdotadas (os).

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Publicado

10-08-2023