EDUCAÇÃO EMOCIONAL E EXCELÊNCIA
UM ESTUDO LONGITUDINAL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM PESSOAS ADULTAS SUPERDOTADAS
Palavras-chave:
talento, superdotação, educação, inteligência emocionalResumo
O objetivo deste artigo é discutir como as necessidades educacionais emocionais de pessoas superdotadas podem contribuir para uma educação emocional para todas e todos. O método foi um estudo longitudinal da inteligência emocional (IE) com dez pessoas superdotadas adultas. A abordagem da pesquisa foi quanti-qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados foi por um questionário, uma vez ao ano, durante cinco anos. A análise de dados foi quantitativa no que tange ao questionário e qualitativa no que tange à caracterização da amostra em tipo e grupo. Os resultados mostram que a IE é mutável ao decorrer do tempo, há variação no desenvolvimento da IE de pessoa a pessoa e a empatia é a competência que se destaca. Dentre a amostra, 70% é do tipo acadêmico-intelectual. No primeiro ano da coleta, 70% estava no grupo de potencial para excelência. A discussão apresenta algumas características emocionais de pessoas superdotadas, a empatia como elemento central no alto funcionamento da IE e do desenvolvimento, os perfis emocionais e sua relação com o rendimento e, por fim, a educação emocional como meio para a transformação do potencial em excelência. Considera-se que o foco na excelência implica uma mudança paradigmática educacional e social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.