DE CUIDADORA A TIA, DE TIA A PROFESSORA: SER PROFISSIONAL DA EDUCAÇÂO INFANTIL
Resumo
A formação do professor de Educação Infantil, cuja prática de sua profissão é dotada de especificidades, se constitui um relevante tema de estudo, mediante as resistências de reconhecimento do valor deste profissional e da necessidade de formação específica. O texto é parte de estudo realizado por acadêmicas de Pedagogia como Trabalho de Conclusão de Curso, cujo ponto de partida foram as inquietações oriundas do Estágio de Docência. As observações/vivências na educação infantil, levaram a indagar: Qual a importância da formação especifica para professores atuarem com a criança pequena? A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de campo, cujos dados foram obtidos por meio do instrumento questionário, aplicado a dez professoras de duas instituições de Educação Infantil, sendo uma instituição da rede pública, e outra da rede privada. Busca-se verificar como os professores compreendem/descrevem sua formação para atuação com crianças (GOMES, 2009; FORMOSINHO, 2009). Os dados foram sistematizados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A necessidade de fortalecimento das discussões quanto a criança, a infância e a educação infantil e suas especificidades, quanto eixo formativo nos cursos de Pedagogia são considerações relevantes ao estudo. Palavras–Chave: Formação de Professores; Pedagogia; Educação Infantil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.