DE CUIDADORA A TIA, DE TIA A PROFESSORA: SER PROFISSIONAL DA EDUCAÇÂO INFANTIL

Autores

  • Daiana Camargo
  • Franciele Sueke Martins Biagini
  • Patricia dos Santos Corrêa

Resumo

A formação do professor de Educação Infantil, cuja prática de sua profissão é dotada de especificidades, se constitui um relevante tema de estudo, mediante as resistências de reconhecimento do valor deste profissional e da necessidade de formação específica. O texto é parte de estudo realizado por acadêmicas de Pedagogia como Trabalho de Conclusão de Curso, cujo ponto de partida foram as inquietações oriundas do Estágio de Docência. As observações/vivências na educação infantil, levaram a indagar: Qual a importância da formação especifica para professores atuarem com a criança pequena? A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de campo, cujos dados foram obtidos por meio do instrumento questionário, aplicado a dez professoras de duas instituições de Educação Infantil, sendo uma instituição da rede pública, e outra da rede privada. Busca-se verificar como os professores compreendem/descrevem sua formação para atuação com crianças (GOMES, 2009; FORMOSINHO, 2009). Os dados foram sistematizados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A necessidade de fortalecimento das discussões quanto a criança, a infância e a educação infantil e suas especificidades, quanto eixo formativo nos cursos de Pedagogia são considerações relevantes ao estudo. Palavras–Chave: Formação de Professores; Pedagogia; Educação Infantil.

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Publicado

30-08-2018

Edição

Seção

Artigos