OS ESPAÇOS/AMBIENTES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DAS ABORDAGENS DE FREINET
Resumo
Este trabalho teve como objetivo reconhecer como se organizam os espaços e ambientes na Educação Infantil e suas implicações para a prática pedagógica. O levantamentos bibliográfico e documental nos auxiliou a organizar o referencial teórico do estudo tendo como base os estudos sobre Freinet (ETO, 2011; MARTINS, 1997) e o espaço/ambiente (HORN, 2004;2014). Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado a acadêmicos que tiveram contato com o campo de estágio na Educação Infantil, sendo categorizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN,19977). Os resultados obtidos fazem menção ao cotidiano dos CMEIs sob o olhar do acadêmico de Pedagogia, tendo como foco a organização e utilização dos espaços considerando abordagem freinetiana, que ampara a proposta pedagógica dos Centros Municipais de Educação Infantil. Tais dados foram discutidos a fim de identificarmos o que se compreende da teoria de Freinet e como é percebida na prática, apontando em nossas considerações tanto possibilidades quanto limitações ao uso dos espaços e a concretização da proposta freinetiana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.