OS ESPAÇOS/AMBIENTES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DAS ABORDAGENS DE FREINET

Autores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo reconhecer como se organizam os espaços e ambientes na Educação Infantil e suas implicações para a prática pedagógica. O levantamentos bibliográfico e documental nos auxiliou a organizar o referencial teórico do estudo tendo como base os estudos sobre Freinet (ETO, 2011; MARTINS, 1997) e o espaço/ambiente (HORN, 2004;2014). Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado a acadêmicos que tiveram contato com o campo de estágio na Educação Infantil, sendo categorizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN,19977). Os resultados obtidos fazem menção ao cotidiano dos CMEIs sob o olhar do acadêmico de Pedagogia, tendo como foco a organização e utilização dos espaços considerando abordagem freinetiana, que ampara a proposta pedagógica dos Centros Municipais de Educação Infantil. Tais dados foram discutidos a fim de identificarmos o que se compreende da teoria de Freinet e como é percebida na prática, apontando em nossas considerações tanto possibilidades quanto limitações ao uso dos espaços e a concretização da proposta freinetiana.

Biografia do Autor

Viviana Szcymszcyn, SME Ponta Grossa PR

Pedagoga Professora SME Ponta Grossa

Sandra Mara Aparecida Giovanetti

Pedagoga

Daiana Camargo, UEPG

Doutora em Ciências da Educação (UNLP- AR) Professora do Departamento de Pedagogia Universidade Estadual de Ponta Grossa PR

Downloads

Publicado

06-12-2019