“POR QUE SÓ TEM PRINCESA COR-DE-ROSA?”: ENREDOS DA LITERATURA INFANTIL QUE ROMPEM COM OS ENQUADRAMENTOS DE GÊNERO
Resumo
Voltando os olhares para a problematização dos ditames de gênero, a presente pesquisa, que parte da revisão da literatura, se debruça em quatro livros da literatura infantil que subvertem estereótipos e enquadramentos de gênero, propondo novas idealizações acerca do que é ser menina e menino, ao mesmo tempo que, através da ludicidade, podem promover e reivindicar por um espaço mais democrático e atento às pluralidades. A literatura infantil, nas últimas décadas, tem assumido e incorporado uma nova roupagem em seus livros: a desestabilização de estereótipos de gênero, com personagens e situações que transgredem essas fronteiras. Contudo, esta pesquisa busca tecer e repensar possibilidades pedagógicas para introduzir essas temáticas transdisciplinarmente através dos livros.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.