“POR QUE SÓ TEM PRINCESA COR-DE-ROSA?”: ENREDOS DA LITERATURA INFANTIL QUE ROMPEM COM OS ENQUADRAMENTOS DE GÊNERO

Autores

  • Edimauro Ramos Faculdades Integradas de Itararé - FAFIT
  • Aracely Gonçalves Faculdades Integradas de Itararé - FAFIT

Resumo

Voltando os olhares para a problematização dos ditames de gênero, a presente pesquisa, que parte da revisão da literatura, se debruça em quatro livros da literatura infantil que subvertem estereótipos e enquadramentos de gênero, propondo novas idealizações acerca do que é ser menina e menino, ao mesmo tempo que, através da ludicidade, podem promover e reivindicar por um espaço mais democrático e atento às pluralidades. A literatura infantil, nas últimas décadas, tem assumido e incorporado uma nova roupagem em seus livros: a desestabilização de estereótipos de gênero, com personagens e situações que transgredem essas fronteiras. Contudo, esta pesquisa busca tecer e repensar possibilidades pedagógicas para introduzir essas temáticas transdisciplinarmente através dos livros.

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Publicado

06-12-2019