SEXUALIDADE E GÊNERO: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

Resumo

Este estudo visou compreender a concepção de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre Sexualidade e Gênero no contexto escolar. O estudo foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo e contou com a participação de quatro professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que lecionam numa Escola Pública da rede municipal de uma cidade no Interior Baiano. As participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam a uma entrevista semiestruturada para coleta de informações. Os dados foram escrutinados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Diante dos resultados analisados, constatamos que a concepção das professoras sobre sexualidade e gênero é permeada por dúvidas e incertezas de como trabalhar em sala de aula. Palavras-chave: Gênero. Ensino Fundamental. Professores. Sexualidade.

Biografia do Autor

Josiele Santos Novais, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

TEREZINHA CAMARGO MAGALHAES, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) - Lisboa - Portugal. Título Revalidado pela UNICAMP como Doutora em Educação na linha Psicologia da Educação. Professora na Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XVII - Bom Jesus da Lapa - BA.

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Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (Descontinuado)