AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Autores

Resumo

: Objetivou-se neste estudo, pesquisar a relação entre neurociência e educação, bem como as contribuições que os avanços da neurociência trazem, para aprimorar as práticas educativas no tocante ao processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o texto aborda a necessidade da inclusão do saber neurocientífico nos cursos de formação de professores, uma vez que conhecimentos acerca do cérebro trazem luz ao momento da aprendizagem. Buscou-se compreender como acontece a aprendizagem, através da ativação das células nervosas no cérebro, ressaltando a importância do papel da memória, da emoção e dos estímulos ambientais nesse processo complexo do apreender. A metodologia empregada foi pesquisa bibliográfica, tendo como subsídio autores como Bartoszeck, (2009, 2013), Oliveira (2014), Guerra e Cosenza (2011), Carvalho (2011), Relvas (2017), entre outros. Como resultado constatou-se que a neurociência tem muito a contribuir com a educação, norteando professores para o caminho de uma aprendizagem consolidada, mas para tanto é preciso uma reestruturação nos currículos, a fim de inserir o conhecimento da neurociência nas academias.

Biografia do Autor

Marcélia Amorim Cardoso, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro FABEL - Faculdade Fernanda Bicchieri

Doutoranda em educação (PPGEduc/UFRRJ); Mestre em Educação (UERJ). Professora Substituta Departamento Educação e Sociedade - UFRRJ/IM. Professora do Curso de Pedagogia da FABEL – Faculdade Fernanda Bicchieri, RJ.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Artigos