AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Resumo
: Objetivou-se neste estudo, pesquisar a relação entre neurociência e educação, bem como as contribuições que os avanços da neurociência trazem, para aprimorar as práticas educativas no tocante ao processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o texto aborda a necessidade da inclusão do saber neurocientífico nos cursos de formação de professores, uma vez que conhecimentos acerca do cérebro trazem luz ao momento da aprendizagem. Buscou-se compreender como acontece a aprendizagem, através da ativação das células nervosas no cérebro, ressaltando a importância do papel da memória, da emoção e dos estímulos ambientais nesse processo complexo do apreender. A metodologia empregada foi pesquisa bibliográfica, tendo como subsídio autores como Bartoszeck, (2009, 2013), Oliveira (2014), Guerra e Cosenza (2011), Carvalho (2011), Relvas (2017), entre outros. Como resultado constatou-se que a neurociência tem muito a contribuir com a educação, norteando professores para o caminho de uma aprendizagem consolidada, mas para tanto é preciso uma reestruturação nos currículos, a fim de inserir o conhecimento da neurociência nas academias.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.