MULHERES QUE RETOMARAM OS ESTUDOS APÓS OS 40 ANOS: APONTAMENTOS REFLEXIVOS
Resumo
Com suporte teórico nos Estudos Culturais, Feminismos e na Pedagogia Crítica e Multicultural, tratando elementos investigativos a partir da Multirreferencialidade, esse estudo objetiva compreender a importância do ingresso de mulheres acima dos 40 anos ao ambiente universitário destacando suas expectativas e experiências. Foi possível perceber que apesar das conquistas femininas ao longo da história ocidental, ainda encontramos desigualdades na presença feminina em muitos setores da sociedade. Em suas narrativas, cinco mulheres relatam suas histórias, suas vivências, seus sonhos e afirmam que buscam outras perspectivas de vida e lugar social com a retomada dos estudos. Reiterou-se com essa pesquisa o lugar e o valor da educação básica, superior e permanente como direito, como elemento de elevação da autoestima e como demarcadora do lugar feminino na sociedade e ao longo da história.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.