MULHERES QUE RETOMARAM OS ESTUDOS APÓS OS 40 ANOS: APONTAMENTOS REFLEXIVOS

Autores

Resumo

Com suporte teórico nos Estudos Culturais, Feminismos e na Pedagogia Crítica e Multicultural, tratando elementos investigativos a partir da Multirreferencialidade, esse estudo objetiva compreender a importância do ingresso de mulheres acima dos 40 anos ao ambiente universitário destacando suas expectativas e experiências. Foi possível perceber que apesar das conquistas femininas ao longo da história ocidental, ainda encontramos desigualdades na presença feminina em muitos setores da sociedade. Em suas narrativas, cinco mulheres relatam suas histórias, suas vivências, seus sonhos e afirmam que buscam outras perspectivas de vida e lugar social com a retomada dos estudos. Reiterou-se com essa pesquisa o lugar e o valor da educação básica, superior e permanente como direito, como elemento de elevação da autoestima e como demarcadora do lugar feminino na sociedade e ao longo da história.

Biografia do Autor

Eduardo Rodrigues da Silva, SEEDUC/RJ - FABEL e UNIREDENTOR

Professor na Educação Básica (SEEDUC/RJ) e Superior em cursos de Graduação em Educação Física e Pedagogia (FABEL e UNIREDENTOR)

Downloads

Publicado

13-12-2021