APRENDENDO A CUIDAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPERIÊNCIA COM GRUPO ON-LINE EM SAÚDE MENTAL
Resumo
Apresentamos a análise de uma experiência de assistência estudantil no contexto da pandemia por COVID-19, com foco na construção da grupalidade da equipe de trabalho enquanto ferramenta e processo significativos de aprendizagem e formação em saúde mental. A ação de formação-cuidado ocorreu no formato de grupo remoto de acolhimento em saúde mental, vinculada ao Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil-PIAPE, voltado à população universitária. A equipe foi composta por uma professora, uma estudante bolsista e cinco estudantes voluntários, vinculados ao curso de graduação em Psicologia. A sistematização da experiência apoia-se em Holliday (2006), que considera cinco etapas: participação e registro da experiência (objetivo, sistematização, aspectos centrais de interesse); reconstrução da história e classificação das informações; análise, síntese e interpretação crítica do processo; conclusões e comunicação da aprendizagem. Como resultados destacamos os analisadores: i. A equipe como grupo e grupalidade; ii. Modalidade da supervisão como dispositivo instituinte; iii. Eu e o meu outro (estudantes cuidando de estudantes); iv. Formação para grupos. Concluímos que a grupalidade colaborativa e afetiva desenvolvida na e pela equipe, foi o diferencial da experiência, materializada em práxis verdadeira, levando-nos a recomendar este modelo em novos grupos e cenários.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.