PRÁTICAS FORMATIVAS E PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES A PARTIR DE AÇÕES DE FORMAÇÃO E CUIDADO DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19
Resumo
A pandemia por COVID-19 impôs restrições às atividades universitárias no Brasil e no mundo. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma das soluções a esse contexto foi o fomento de atividades de extensão, como é o caso do programa Saúde Mental em Ação. Os estudantes de graduação e pós-graduação deste programa realizavam encontros quinzenais com vistas ao acolhimento (apoio entre pares para enfrentamento da pandemia) e formação entre pares (discussões interdisciplinares). O objetivo deste relato é compartilhar nossa experiência dessas reuniões enquanto observantes participantes, tendo como enfoque a inserção e o protagonismo dos estudantes como aspectos importantes da formação que foram encontrados na atividade de extensão, apesar da pandemia. O percurso metodológico inclui a observação participante e o relato da estrutura do grupo. Os resultados foram categorizados em acolhimento, formação e protagonismo estudantil. A escolha das categorias foi feita a partir dos marcos comuns da experiência aos alunos-autores deste artigo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.