EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Resumo O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento de uma ação formativa oferecida por uma universidade pública aos professores(as) de uma escola municipal de ensino fundamental de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. A ação foi desenvolvida em função de uma solicitação da própria escola por auxílio para melhor compreender e enfrentar as conflitualidades e ocorrências de violência em seu cotidiano. Para atender a essa demanda, uma equipe de trabalho da universidade, composta por duas docentes, duas estudantes de graduação do curso de pedagogia e uma estudante do mestrado em educação, elaborou e desenvolveu uma atividade de extensão denominada Educação em Direitos Humanos – EDH. O planejamento da ação baseou-se na premissa de que a EDH, quando incorporada ao cotidiano escolar, teria o potencial de aprimorar as relações interpessoais, tendo como resultado a diminuição de conflitualidades e atos de violência. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como instrumentos observações em loco e um questionário. Concluiu-se que, não obstante diversos percalços e dificuldades, a ação formativa foi um passo importante, tanto para a equipe de formadoras como para os(as) que dela participaram, para a compreensão da complexidade e da multifatorialidade da violência na escola e da necessidade de estudá-la tanto em uma perspectiva teórica, como prática, experiencial, em cada unidade escolar. Palavras-chave: Violência na escola. Formação docente. Educação em Direitos Humanos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.