O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO: DO CONTROLE AO RESPEITO INTEGRAL DO SABER
Resumo
O presente artigo discute o papel social da escola. Assim, inicia-se com uma contextualização histórica do tratamento das crianças que caminha da não importância para o entrelace religioso que ressignificou o ser criança para a sua descoberta da inocência. Passa-se, então, para a verificação de que com a abertura das escolas para mais camadas da população fica claro seu funcionamento como mecanismo de controle e disciplina dos corpos infantis para serem úteis ao trabalho, formando uma microestrutura reprodutora das dinâmicas de produção e reprodução social. Então, chega-se à discussão acerca do papel social da escola, reconhecendo-se como premissa que nenhum aluno está vazio de conhecimentos prévios. Neste sentido o professor tem seu papel como direcionador dos saberes formais e individuais dos alunos para a construção de significado no projeto de vida dos alunos e do contexto do qual fazem parte, incluindo a escola, onde há diversidade de pensamentos, gêneros e raças. Aponta-se o gestor como principal mediador dessas questões por meio do intermédio escola-comunidade-governo, especialmente se fundada em uma gestão democrática. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a entrevista com professoras da rede pública municipal da cidade de Hortolândia - SP.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.