SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: O CONSUMISMO DOS PEQUENOS COMPRADORES OBSERVADO NA ESCOLA
Palavras-chave:
consumismo,, criança, infância, educação, publicidadeResumo
Entendendo que o consumismo apresenta forte presença mesmo entre as crianças, a investigação procura conhecer, aprofundar, reconhecer e apontar as eventuais mudanças de comportamento infantil como sendo o produto das transformações sociais e culturais fomentadas pelas práticas de consumismo impulsionadas pelo sistema capitalista. Enfatiza-se na pesquisa a problematização e esclarecimento dos conceitos de consumo, consumismo e capitalismo. Analisa-se como os apelos consumistas, - devido às ações publicitárias -, refletem em crianças e adolescentes. Ainda como as crianças e adolescentes viram alvo de peças publicitárias e estratégias de propaganda uma vez que veem nesse grupo a possibilidade de lucro. Procura-se compreender como tais estratégias promovem a padronização de comportamentos, afetam gostos e os desejos de consumo e, por consequência, aparecem nas práticas cotidianas de consumo que crianças e adolescentes apresentam na escola. Observa-se como o consumo infantil de coisas básicas para a vida escolar apresenta-se contaminado pelo consumismo. Por fim, busca-se compreender e analisar como as mídias digitais da atualidade, em especial a televisão e a internet contribuem para a promoção de apelos publicitários para o consumismo e como estas mídias, mais acessíveis, afetam as práticas cotidianas e a percepção de crianças e adolescentes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.