A EDUCAÇÃO DOMICILIAR SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
Resumo
O artigo problematiza o Projeto de Lei 1338/22 aprovado no senado em meados de junho de 2022 e que regulamenta o ensino domiciliar para todos os níveis de ensino da educação básica. A discussão fulcral se pauta na compreensão do substrato político sobre o qual esse projeto de lei ganha visibilidade e aprovação. O recorte para a problematização desse PL é feito pelo olhar da educação infantil, primeira etapa da educação básica, considerando os seguintes aspectos: a função sociopolítica e pedagógica da educação infantil e a organização curricular deste nível da educação básica pautada na BNCC. Como resultado dessa discussão, destaca-se a impossibilidade de se garantir, tanto os aspectos curriculares da Educação Infantil, quanto o não respaldo às funções básicas da EI quando administrada no ambiente doméstico. A defesa desse PL traz argumentos falaciosos e que vão de encontro a um projeto político educacional em prol da democracia, da cidadania e da justiça social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.