DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: DO INSTRUMENTO AVALIATIVO A UMA NOVA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo apresenta os delineamentos teóricos e os principais resultados de uma Pesquisa de Iniciação Cientifica. Contemplando o tema da Documentação Pedagógica, buscou-se compreender este recurso não só como instrumento, mas também como concepção da prática e da formação de professores de crianças pequenas. Buscou-se compreender de que forma os professores da Educação Infantil, ao registrarem o cotidiano de suas práticas e da experiência de suas crianças, formam-se num contexto de observação, registro e reflexão, pilares para a construção da Documentação Pedagógica. O Trabalho foi realizado metodologicamente a partir de uma pesquisa bibliográfica de revisão de literatura, tendo por objetivo demonstrar as potencialidades da Documentação Pedagógica e suas bases epistemológicas: as ideias de Loris Malaguzzi e as práticas de Reggio Emilia. Neste trabalho, além de analisar as potencialidades dos tipos de registros necessários para a produção da Documentação Pedagógica, buscou-se valorizá-la como instrumento que visibiliza e valoriza a experiências das crianças e dos professores em contextos educativos. “De que forma a Documentação Pedagógica pode potencializar os contextos institucionais de Educação Infantil?” é a pergunta que buscou-se responderDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.