DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: DO INSTRUMENTO AVALIATIVO A UMA NOVA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Este artigo apresenta os delineamentos teóricos e os principais resultados de uma Pesquisa de Iniciação Cientifica. Contemplando o tema da Documentação Pedagógica, buscou-se compreender este recurso não só como instrumento, mas também como concepção da prática e da formação de professores de crianças pequenas. Buscou-se compreender de que forma os professores da Educação Infantil, ao registrarem o cotidiano de suas práticas e da experiência de suas crianças, formam-se num contexto de observação, registro e reflexão, pilares para a construção da Documentação Pedagógica. O Trabalho foi realizado metodologicamente a partir de uma pesquisa bibliográfica de revisão de literatura, tendo por objetivo demonstrar as potencialidades da Documentação Pedagógica e suas bases epistemológicas: as ideias de Loris Malaguzzi e as práticas de Reggio Emilia. Neste trabalho, além de analisar as potencialidades dos tipos de registros necessários para a produção da Documentação Pedagógica, buscou-se valorizá-la como instrumento que visibiliza e valoriza a experiências das crianças e dos professores em contextos educativos. “De que forma a Documentação Pedagógica pode potencializar os contextos institucionais de Educação Infantil?” é a pergunta que buscou-se responder

Biografia do Autor

Giovana Alonso, UFSCar

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, pesquisa educação infantil e Sociologia da Infância

Andrea Braga Moruzzi, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Atua no curso de Pedagogia da UFSCar, nas áreas Educação Infantil e Sociologia da Infância

Downloads

Publicado

03-04-2020