A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA NA METODOLOGIA PEDAGÓGICA DE MARIA MONTESSORI: UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA
Palavras-chave:
Criança, Infância, MontessoriResumo
O presente ensaio teórico abordará, como temática e discussão, a concepção de criança tendo por base de estudos a metodologia de Maria Montessori (1870-1952), médica, educadora e pedagoga italiana que propiciou um novo olhar à educação e aos estudos da criança pequena. Essa concepção abrange, contemporaneamente, diferentes eixos teóricos tendo em vista todo seu desdobramento histórico e social. Desse modo, o presente ensaio apresenta nossa compreensão de criança, assim como as características e implicações do seu método pedagógico que possuem relevância para a educação, tendo por base quatro de suas obras deixadas ao longo de sua vida. Assim, consideramos que os avanços e contribuições de Montessori são significativamente preciosos para o entendimento dessa concepção de criança e de infância desde o seu desenvolvimento, no entendimento acerca da liberdade de suas ações e na integralidade dessa criança, fundamentado em um ideal de educação para a vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.