O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Sofia Maneta Universidade Federal de São Carlos
  • Cleonice Maria Tomazzetti Universidade Federal de São Carlos
  • Giovana Alonso Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O presente artigo, fruto de uma iniciação científica, teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o estágio curricular obrigatório na educação infantil e o seu impacto na formação dos estudantes de Pedagogia. Foi realizada a seleção e análise de artigos publicados na base de dados Scielo, num recorte temporal de dez anos (2013-2023), e feita análise de literatura. No decorrer da pesquisa, os trabalhos encontrados foram divididos por focos e aqui será exposto apenas o foco de Formação Inicial. A partir desse foco foi possível perceber que há poucos estudos relacionados aos estágios obrigatórios nesse contexto, especificamente na educação infantil, e que existe uma quantidade mais significativa em relação à formação continuada, que foi outro foco da pesquisa. Dessa forma, a partir das análises feitas e dos referenciais utilizados, destaca-se a importância da formação centrada na prática, em busca de professores críticos e reflexivos, assim como Pimenta (1996) salienta a relevância dos estágios obrigatórios na formação docente.

Biografia do Autor

Sofia Maneta, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.

Cleonice Maria Tomazzetti, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora Titular do Departamento de Teoria e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos

Giovana Alonso, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

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Publicado

03-12-2024