O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
O presente artigo, fruto de uma iniciação científica, teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o estágio curricular obrigatório na educação infantil e o seu impacto na formação dos estudantes de Pedagogia. Foi realizada a seleção e análise de artigos publicados na base de dados Scielo, num recorte temporal de dez anos (2013-2023), e feita análise de literatura. No decorrer da pesquisa, os trabalhos encontrados foram divididos por focos e aqui será exposto apenas o foco de Formação Inicial. A partir desse foco foi possível perceber que há poucos estudos relacionados aos estágios obrigatórios nesse contexto, especificamente na educação infantil, e que existe uma quantidade mais significativa em relação à formação continuada, que foi outro foco da pesquisa. Dessa forma, a partir das análises feitas e dos referenciais utilizados, destaca-se a importância da formação centrada na prática, em busca de professores críticos e reflexivos, assim como Pimenta (1996) salienta a relevância dos estágios obrigatórios na formação docente.
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