GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: AÇÃO DE COORDENAÇÃO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Resumo
A gestão democrática implica na participação da comunidade em aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, porque a ação da gestão na escola viabiliza o envolvimento de toda a comunidade escolar através da participação efetiva em todas as decisões que imergem desta gestão. O presente texto teve como objetivo analisar com os Gestores Escolares como funciona o Conselho Escolar viabilizando os princípios da gestão democrática e participativa para a sua execução. O estudo contou com a pesquisa bibliográfica, cuja proposta está fundamentada na perspectiva de Vieira (2005), Griffiths (1974), Paro (1990), Cury (2001), Santos (1996), Luck (2009), Libâneo (2001), Gadotti (1994), Veiga (1995), Haydt, (2007), além da pesquisa empírica que subsidiou a compreensão da temática em discussão. A pesquisa revelou que os gestores que gerenciam as escolas com a proposta de gestão democrática e participativa têm o conhecimento da importância do Conselho Escolar e do Projeto Político e Pedagógico, como principio democrático.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.