GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: AÇÃO DE COORDENAÇÃO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Autores

  • CLEONILDO MOTA GOMES JUNIOR Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA/ISEAD/PE http://orcid.org/0000-0002-6250-4488
  • JOSEMIR PEDRO DA SILVA Professor Regente da Rede Municipal de Educação da Cidade do Recife- PE

Resumo

A gestão democrática implica na participação da comunidade em aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, porque a ação da gestão na escola viabiliza o envolvimento de toda a comunidade escolar através da participação efetiva em todas as decisões que imergem desta gestão. O presente texto teve como objetivo analisar com os Gestores Escolares como funciona o Conselho Escolar viabilizando os princípios da gestão democrática e participativa para a sua execução. O estudo contou com a pesquisa bibliográfica, cuja proposta está fundamentada na perspectiva de Vieira (2005), Griffiths (1974), Paro (1990), Cury (2001), Santos (1996), Luck (2009), Libâneo (2001), Gadotti (1994), Veiga (1995), Haydt, (2007), além da pesquisa empírica que subsidiou a compreensão da temática em discussão. A pesquisa revelou que os gestores que gerenciam as escolas com a proposta de gestão democrática e participativa têm o conhecimento da importância do Conselho Escolar e do Projeto Político e Pedagógico, como principio democrático.

Biografia do Autor

CLEONILDO MOTA GOMES JUNIOR, Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA/ISEAD/PE

Mestre em Educação - Universidade de Pernambuco - UPE Mata Norte; Pós-Graduado em História da África - Fundação de Ensino Superior de Olinda -FUNESO-UNESF, Pós-Graduado em Ensino de História e Geografia - Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, Licenciado em Pedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Tem experiência em Ensino Fundamental nas séries iniciais, Médio em Sociologia e Superior nas áreas de Multiculturalismo, Temática Indígena, Educação das Relações Étnicorraciais, entre outras.

JOSEMIR PEDRO DA SILVA, Professor Regente da Rede Municipal de Educação da Cidade do Recife- PE

Pós-Graduado em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica da Faculdade de Administração e Marketing – FEPAM; Pós-Graduado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas: Materna e Estrangeira – FAINTVISA. Licenciado em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas, pelas Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão - PE FAINTVISA. Professor Regente da Rede Municipal de Educação da Cidade do Recife- PE.

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Publicado

13-12-2021