OLHARES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NO CONTEXTO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado no campo da psicologia como um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico da criança, o que apresenta sinais e sintomas que compreendem dificuldade em se comunicar e de interação social, podendo estar associado a outras síndromes com causas múltiplas. O indivíduo com este transtorno, apresenta também um padrão de desenvolvimento irregular e déficit motor. A Psicomotricidade relacional é uma prática pedagógica que visa contribuir de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, promovendo uma ação prática do movimento em todas as etapas da vida da criança que ao brincar utiliza o imaginário, o simbólico, o emocional e o emotivo. O estudo teve como objetivo compreender o efeito da psicomotricidade relacional no campo das práticas pedagógicas das crianças com TEA, destacando as possibilidades da relação desta criança com o meio e com os outros à sua volta, especialmente no uso dos jogos. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica através da seleção dos artigos publicados nos sites, Google acadêmico, Scielo e Pepsic na perspectiva de refletir diante estas fontes de pesquisa a contribuição da psicomotricidade relacional e suas contribuições para as crianças com TEA. Constatou-se neste estudo que a psicomotricidade relacional nas ações pedagógicas pode apresentar efeito positivo no desenvolvimento ensino-aprendizagem e nos déficits de crianças com TEA.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.