COMUNICAÇÃO SOCIAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO “CUIDADO SEM LIMITES”

Autores

Resumo

A pandemia de Covid-19 tem sido um período marcado por transformações nas formas de contato entre as pessoas e pela ampliação do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Este artigo relata a experiência do grupo Cuidado Sem Limites, em colaboração com a plataforma web InformaSUS-UFSCar, na produção e divulgação de conhecimento científico voltado às pessoas com deficiência. Trata-se de estudo qualitativo, no qual os participantes do Grupo relataram suas motivações e experiências. As narrativas foram analisadas pela técnica de conteúdo temático-categorial e cinco temas emergentes foram analisados e discutidos: (1) experiência prévia com o assunto; (2) motivação e unidade a partir da escolha do nome do Grupo; (3) diversidade geracional e profissional; (4) processo de trabalho e coordenação compartilhada; e (5) aproximação entre Universidade e comunidade. Esses cinco temas refletem a interprofissionalidade e a intergeracionalidade do Grupo, as quais valorizaram experiências e vivências profissionais e pessoais. O trabalho do Grupo ultrapassou as fronteiras da Universidade, aproximando-se da comunidade.

Biografia do Autor

Júlia Andreza Gorla, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Aperfeiçoamento Prático Profissional de Terapia Ocupacional em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Trabalhou como Terapeuta Ocupacional no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional Rio Claro, atendendo trabalhadores acometidos por LER/DORT e vistoriando os postos de trabalhadores acidentados, e no Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo de Rio Claro, realizando atendimentos individuais e grupais, tanto na atenção física, como mental e social. Atuou como professora Assistente no curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Araraquara (UNIARA), como tutora na pós-graduação em Terapia Ocupacional modelo à distância pela Universidade de Araraquara (UNIARA); como Terapeuta Ocupacional da Prefeitura Municipal de Araraquara, pela Gerência Municipal de Reabilitação, atuando no Centro Especializado em Reabilitação (CER), e como professora substituta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, na área de Disfunção Física. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Mariana de Almeida Prado Fagá, Departamento de Medicina (DMed), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fez graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2001) e filosofia pela Universidade de São Paulo -USP (2013), residência médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (2005) e mestrado profissional em gestão da clínica na Universidade Federal de São Carlos -UFSCar (2016). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual Júlio Mesquita (UNESP) na linha de pesquisa comunicação e educação em saúde.

Larissa Campagna Martini, Departamento de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em terapia ocupacional pela PUCCAMP (2001), aprimoramento em Saúde Mental pela UNICAMP (2002), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica (2011) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica (2016) pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, saúde mental, inclusão, Atenção Básica. Atualmente é Professora Adjunta na área de Saúde Mental do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Clínica (Mestrado profissional).

Jacqueline Denubila Costa, Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2009-2013). Integrante do grupo de pesquisa Estudos em Terapia Ocupacional e Reabilitação Física, Tecnologia Assistiva e Funcionalidade, do(a) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-graduada no programa "Terapia Ocupacional: uma visão dinâmica em neurologia" pelo Instituto Avançado de ensino, pesquisa e tecnologia de Londrina (IAPETEL). Mestre em Terapia Ocupacional pela UFSCar , na Linha de Pesquisa ?Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária? (2016-2018). Doutoranda no programa de pós-graduação em Bioengenharia da Universidade de São Paulo (USP) campus São Carlos. Membro do grupo de pesquisa LIETEC - Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde. Professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com ênfase na área de disfunção física.

Gabriella da Silva Ribeiro, Aluna de Graduação do Departamento de Fisioterapia (DFisio), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Aluna de Graduação do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente trabalha em projeto de pesquisa na linha de telereabilitação em pacientes com dor crônica no joelho no Laboratório de Análise da Função Articular (LAFAR) com financiamento da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Crispim Antonio Campos, Departamento de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUC Campinas (1985). Especialização em Psicoterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo (1988). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1996) sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Brasil Fontes Junior, tem Doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2007) sob a orientação da Profa. Dra. Mary Jane Paris Spink . Foi integrante do grupo de pesquisa "Saúde Coletiva, Saúde Mental: Interfaces" no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2009-2010). Foi membro do Conselho da Fundação Sindrome de Down em Campinas (2007) foi Vice-Presidente da Diretoria da Fundação Sindrome de Down-Campinas(2009-2010) é membro do Conselho da Fundação Sindrome Campinas (2019) Membro do Departamento Científico da (DSI)- Down Syndrome International (2009) England. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG)-campus Catalão-GO no curso de Psicologia (2010-2017). Faz parte do GEPEJA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos na UNICAMP. Possui Pós Doutorado pelo Departamento de Graduação e Políticas Sociais da Universidade de Brasilia UnB, Pós Doutorado pelo Department of Sociology and Social Policy - Disability Studies - University of Leeds- England. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2018). Desenvolve pesquisas e trabalhos temáticos nas áreas ligadas à Inclusão, Modelo Social da Deficiência, Artes e Pintura.

Débora Couto Carrijo, Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1997). Aprimoramento Profissional (PAP) em Saúde do Trabalhador pelo CEREST/SP (1998). Mestrado em Ciências Médicas pela FMRP - USP (2003). Doutorado em Ciência pelo Programa Interunidades em Bioengenharia da USP (2013). Atuação como terapeuta ocupacional do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC- FMRP- USP) (1999-2000). Docente na Universidade de Uberaba (2000 a 2007) e na Universidade de Araraquara (2008-2018) atuando nas áreas de saúde do trabalhador, reabilitação física de adultos e Coordenação do Cursos. Atualmente atuo como Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional -DTO da UFSCar (2015- atual). Coordenadora do Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas- LAFATec do DTO/UFSCar (2018-atual). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Estudos em Terapia Ocupacional: Ocupação, Reabilitação Física, Tecnologia Assistiva e Funcionalidade da UFSCar.

Vera Regina Lorenz, Departamento de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Concluiu Programa de Pós-Doutoramento no Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2017); Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2014); Mestrado em Enfermagem pela Unicamp (2009); Especialização em Direito Sanitário pela Unicamp e Instituto de Direito Sanitário (Idisa) (2011); Especialização Multiprofissional em Saúde do Trabalhador Interdisciplinar pela Unicamp (2008); Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) (1999); Graduação, Bacharelado e Licenciatura Plena em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1987). Tem experiência em Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador, Enfermagem e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, ambiente de trabalho, burnout, saúde de pessoas expostas a substâncias químicas, com ênfase na interdisciplinaridade, interprofissionalidade e sustentabilidade.

Débora Gusmão Melo, Departamento de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1991 a 1997), fez residência (1997 a 2000) em Genética Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), mestrado (2000 a 2002) e doutorado (2002 a 2006) em Ciências Biológicas (Genética) no Departamento de Genética da FMRP-USP. Desde 2006 é professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em regime de dedicação exclusiva, tendo participado da fundação do Departamento de Medicina da UFSCar. Em 2011 fez estágio pós-doutoral no UnIGENe, Instituto de Biologia Molecular e Celular, Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professora associada no Departamento de Medicina da UFSCar e orientadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar, que possui os cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. Atua nas áreas de genética clínica, genética comunitária e aconselhamento genético. Desenvolve pesquisas com métodos qualitativos e/ou quantitativos sobre os seguintes temas: diagnóstico clínico e molecular de doenças genéticas, defeitos congênitos e deficiência intelectual, aconselhamento genético e saúde pública (estudos epidemiológicos, de gestão e de educação em genética médica).

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Publicado

20-04-2021

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