COMUNICAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE INDÍGENA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA NO PROJETO INFORMASUS-UFSCAR
Resumo
Este artigo busca descrever a experiência das atividades realizadas pelo grupo temático em Saúde Indígena do InformaSUS - UFScar, intitulado “InformaSUS - Saúde Indígena”, que busca construir e divulgar informações em comunicação social relacionadas ao cotidiano de saúde dos povos indígenas, com foco na pandemia de COVID-19. O projeto InformaSUS - UFSCar surgiu durante a grande pandemia do século XXI, quando o mundo se deparou com uma nova realidade, sendo necessário criar um novo modelo de comunicação social. Assim, o InformaSUS - Saúde Indígena buscou construir informações pertinentes à situação da saúde indígena no Brasil, articulando indígenas e não indígenas, universidade e comunidades indígenas. Para tanto, foram realizadas publicações relacionadas a pandemia de uma forma geral, uma série de entrevistas com os universitários indígenas da UFSCar e outra em que eles entrevistavam indígenas das comunidades. Dessa forma, buscou-se conhecer e divulgar o impacto da pandemia de COVID-19 entre os povos indígenas, destacando-se o compromisso da universidade com a divulgação de informações científicas e de qualidade para a população em geral, bem como o protagonismo dos universitários indígenas nessas construções.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.