ESSE ESTRANHO CHAMADO OUTRO: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, ALTERIDADE E ENSINO DOMICILIAR NO BRASIL
Resumo
Este texto tem a função didática de expor ao leitor de formação variada alguns dos princípios de alteridade e ipsidade estabelecidos no encontro entre os europeus e os habitantes originários do Brasil com o objetivo de estabelecer uma linha de reflexão entre este embate e a supressão do Outro possibilitada pelo atual movimento de ensino domiciliar. Para tanto, observaremos cartas náuticas, escritos e gravuras produzidas pelos viajantes europeus que primeiro caracterizaram o estranhamento em terras brasileiras.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.