MENTORIA NA PRÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE DIRETORES NO BRASIL
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar dados de uma pesquisa-intervenção qualitativa com caráter exploratória sobre a Formação de Mentoria na prática, voltada aos diretores escolares do Brasil e realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), nos anos de 2021 e 2022. A primeira Formação de Mentoria de Diretores Escolares foi realizada em 2021 de forma online, com encontros síncronos, em que foram priorizadas aprendizagens que envolviam interações, diálogos e trocas de saberes, com um referencial teórico embasado na cultura colaborativa e na Relação com o Saber. Desta pesquisa-intervenção foram recolhidos dados quantitativos e qualitativos com intuito de compreender o que significou esse processo da mentoria para os diretores. Concluiu-se que, de acordo com os dos participantes, ocorreram melhorias em suas habilidades e em seus conhecimentos em razão da cultura colaborativa, isto é, os diretores que fizeram parte da pesquisa, sentiram-se mais confiantes para executarem ações desafiadoras do cotidiano escolar e maior satisfação em realizar suas tarefas na gestão escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.