O DOCENTE NO MODELO DE AVALIAÇÃO 360º DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL PAULISTA: DE HERÓI A VILÃO

Autores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a Avaliação 360° do Programa de Ensino Integral (PEI) das escolas estaduais paulistas e alguns de seus possíveis impactos sobre o trabalho docente. Segundo a visão da Secretaria da Educação (SEE), o PEI tem como foco a formação de alunos com valores, conhecimentos e habilidades voltadas para o pleno desenvolvimento humano e de seu preparo para o exercício da cidadania, a partir de alterações na organização da gestão escolar, do conteúdo pedagógico e da vida funcional do quadro de magistério em exercício. Dentre suas ações, destaca-se a Avaliação 360° voltada à observação e análise do comportamento do profissional no exercício diário de sua função no Programa. Com base em análise documental, este artigo verificou que, ainda que o PEI tenha trazido algumas melhorias nas condições de trabalho docente, ele está fundado numa lógica meritocrática, em que a Avaliação 360° ocupa o papel de lembrá-lo constantemente que pode perder tais vantagens caso não atenda as expectativas estabelecidas externamente pela SEE para o Programa. Palavras-chave: Programa de Ensino Integral. Avaliação 360°. Política Educacional Paulista. Trabalho Docente.

Biografia do Autor

Abel José da Silva, UFSCar mestrando PPGE

Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos/SP. Graduado em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/São Carlos e também graduado em Tecnólogo em Logística e Transporte pela Faculdade de Tecnologia de Jahu - FATEC/Jaú em 2010.

Gessica Priscila Ramos, UFSCar docente DEd docente PPGE

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos e professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional brasileira e paulista, valorização docente, identidade da escola e do professor.

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Publicado

10-08-2020

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