O DOCENTE NO MODELO DE AVALIAÇÃO 360º DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL PAULISTA: DE HERÓI A VILÃO
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a Avaliação 360° do Programa de Ensino Integral (PEI) das escolas estaduais paulistas e alguns de seus possíveis impactos sobre o trabalho docente. Segundo a visão da Secretaria da Educação (SEE), o PEI tem como foco a formação de alunos com valores, conhecimentos e habilidades voltadas para o pleno desenvolvimento humano e de seu preparo para o exercício da cidadania, a partir de alterações na organização da gestão escolar, do conteúdo pedagógico e da vida funcional do quadro de magistério em exercício. Dentre suas ações, destaca-se a Avaliação 360° voltada à observação e análise do comportamento do profissional no exercício diário de sua função no Programa. Com base em análise documental, este artigo verificou que, ainda que o PEI tenha trazido algumas melhorias nas condições de trabalho docente, ele está fundado numa lógica meritocrática, em que a Avaliação 360° ocupa o papel de lembrá-lo constantemente que pode perder tais vantagens caso não atenda as expectativas estabelecidas externamente pela SEE para o Programa. Palavras-chave: Programa de Ensino Integral. Avaliação 360°. Política Educacional Paulista. Trabalho Docente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.