A NOÇÃO BOURDIEUSIANA DE CAMPO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA PENSAR UMA HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
Resumo
O artigo apresenta discussão teórica de referencial que fundamentou pesquisa cujo objetivo foi analisar a configuração do campo científico brasileiro da avaliação educacional durante a década de 1980. O quadro teórico foi construído a partir de revisão de literatura nas produções do sociólogo francês Pierre Bourdieu e sua discussão em torno de seu conceito de campo, campo científico e intelectual. A síntese realizada enfatiza como a noção de campo elaborada pelo autor pode auxiliar nossa reflexão em torno da historicidade do campo da avaliação educacional no Brasil, apresentando elementos que consideram os agentes que fazem parte desse campo, os interesses específicos que demarcam o campo e os conflitos decorrentes da manutenção ou transformação desse campo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.