A NORMATIZAÇÃO DO CONCEITO CRIANÇA E ADOLESCENTE NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL
Resumo
Esse artigo propõe-se esclarecer a concepção de criança e adolescente na perspectiva histórico-cultural, propiciar reflexões acerca do processo de elaboração de documentos legais, apresentando um breve panorama histórico da normatização do conceito de criança e adolescente. Propõe-se ainda, ressaltar o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), como um marco legal, com uma proposta significativa no âmbito educativo e reflexivo, pautado na revisão da literatura, como aporte para ressignificação da conceituação de criança e adolescente nas ações estabelecidas atualmente pelas políticas públicas vigentes. Palavras Chave: ECA, Crianças e adolescentes, sujeitos, direitos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.