A NORMATIZAÇÃO DO CONCEITO CRIANÇA E ADOLESCENTE NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL

Autores

  • Vanessa de Jesus Krominski Unesp
  • Renice Ribeiro Lopes Unesp
  • Débora Cristina Fonseca Unesp

Resumo

Esse artigo propõe-se esclarecer a concepção de criança e adolescente na perspectiva histórico-cultural, propiciar reflexões acerca do processo de elaboração de documentos legais, apresentando um breve panorama histórico da normatização do conceito de criança e adolescente. Propõe-se ainda, ressaltar o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), como um marco legal, com uma proposta significativa no âmbito educativo e reflexivo, pautado na revisão da literatura, como aporte para ressignificação da conceituação de criança e adolescente nas ações estabelecidas atualmente pelas políticas públicas vigentes. Palavras Chave: ECA, Crianças e adolescentes, sujeitos, direitos.

Biografia do Autor

Vanessa de Jesus Krominski, Unesp

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação - Unesp – Rio Claro/SP Pedagoga da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Renice Ribeiro Lopes, Unesp

Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Educação - Unesp - Rio Claro/SP.

Débora Cristina Fonseca, Unesp

Dep. De Educação e PPGE IB Unesp Rio Claro.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)