A ESPACIALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo partiu de uma pesquisa de iniciação científica realizada nos anos de 2019 e 2020 numa cidade do interior paulista, com foco na Educação em Direitos Humanos. Essa pesquisa buscou analisar a perspectiva de professores do Ensino Fundamental regular e EJA de duas escolas do interior paulista acerca da reprodução de violência/violação de direitos em sua relação com a questão socioespacial, bem como ressaltar a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através da utilização de três instrumentos de coleta de dados: questionário individual (inicial e final), pesquisa-ação/oficinas e observação participante. Constatou-se nas manifestações dos docentes uma excessiva culpabilização individual e familiar, fundamentada em comparações individuais da vida pessoal de cada professor, desconsiderando as condições concretas de existência dos estudantes. Palavras-Chave: Professores, Direitos Humanos, Educação, ECA, Espacialização.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.