A ESPACIALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabriela Aparecida Costola Unesp
  • Débora Cristina Fonseca

Resumo

O presente artigo partiu de uma pesquisa de iniciação científica realizada nos anos de 2019 e 2020 numa cidade do interior paulista, com foco na Educação em Direitos Humanos. Essa pesquisa buscou analisar a perspectiva de professores do Ensino Fundamental regular e EJA de duas escolas do interior paulista acerca da reprodução de violência/violação de direitos em sua relação com a questão socioespacial, bem como ressaltar a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através da utilização de três instrumentos de coleta de dados: questionário individual (inicial e final), pesquisa-ação/oficinas e observação participante. Constatou-se nas manifestações dos docentes uma excessiva culpabilização individual e familiar, fundamentada em comparações individuais da vida pessoal de cada professor, desconsiderando as condições concretas de existência dos estudantes. Palavras-Chave: Professores, Direitos Humanos, Educação, ECA, Espacialização.

Biografia do Autor

Gabriela Aparecida Costola, Unesp

Graduanda em Geografia - UNESP (Rio Claro).

Débora Cristina Fonseca

Dep. Educação, PPGE IB, UNESP Rio Claro

Downloads

Publicado

02-12-2020

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)