FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS MUDANÇAS REQUERIDAS PELO ECA
Resumo
Considerando o ECA, o Sistema de Garantia de Direitos e a LEI Nº 11.525 de 2007, problematizamos como pode se efetivar o ensino sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente na prática docente, haja vista a obrigatoriedade dos professores incluírem o ensino sobre esses direitos. Neste texto apresentamos algumas reflexões desenvolvidas a partir dos dados coletados em trabalhos de formação com professores de ensino fundamental na temática “Políticas de Atendimento à Crianças e Adolescentes”. A experiência relatada indica que os educadores podem construir novos modos de fazer sua prática, comprometidos com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e não apenas com a escolarização desses sujeitos. Os resultados apontam o desconhecimento de muitos educadores sobre os princípios fundamentais e histórico dessa legislação, o que tem sido impeditivo para que se coloque em prática o ensino do ECA. Indica também que, através do trabalho formativo, em um curso de extensão, a potencialidade de produção de novas formas de pensar a escola, entendendo-a como lugar onde todos podem e devem ser acolhidos, num fazer mais equânime e não apenas na perspectiva do igualitário, ocorre, se a metodologia for processual e não pontual, implicando os educadores com o fazer reflexivo. Palavras-Chave: Formação; ECA; Criança e Adolescente, ProfessoresDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.