INTERFACES DO FRACASSO ESCOLAR, DEFASAGEM EDUCACIONAL E ATO INFRACIONAL: a análise de processos judiciais de alunos se escola pública

Autores

  • Débora Cristina Fonseca Unesp
  • Leonardo Bristotti Unesp

Resumo

O presente estudo, buscando evidenciar a relação do fracasso e da defasagem escolar com o ato infracional, teve por objetivo analisar a trajetória escolar de jovens que em algum momento estiveram em conflito com a lei e cumpriram algum tipo de medida socioeducativa prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Partindo de uma perspectiva sócio histórica para realizar as análises do conteúdo coletado, a partir dos processos judiciais dos jovens participantes e também de entrevistas. No decorrer do estudo ficou clara a necessidade de destacar três categorias temáticas: fracasso escolar; consequência dos processos judiciais e reinserção escolar. Evidenciou-se as raízes históricas da criminalização de determinadas classes sociais, o preconceito existente no ambiente escolar em relação a esses jovens e a ineficiência de algumas diretrizes estabelecidas pelos sistemas protetivos como forma de garantia de direitos. Palavras-Chave: Fracasso escolar, ato infracional, judicialização, adolescente.

Biografia do Autor

Débora Cristina Fonseca, Unesp

Doutora em Psicologia, Profa. Dep. Educação/IB/Unesp Rio Claro.

Leonardo Bristotti, Unesp

Graduando em Pedagogia - Unesp - Rio Claro/SP.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)