INTERFACES DO FRACASSO ESCOLAR, DEFASAGEM EDUCACIONAL E ATO INFRACIONAL: a análise de processos judiciais de alunos se escola pública
Resumo
O presente estudo, buscando evidenciar a relação do fracasso e da defasagem escolar com o ato infracional, teve por objetivo analisar a trajetória escolar de jovens que em algum momento estiveram em conflito com a lei e cumpriram algum tipo de medida socioeducativa prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Partindo de uma perspectiva sócio histórica para realizar as análises do conteúdo coletado, a partir dos processos judiciais dos jovens participantes e também de entrevistas. No decorrer do estudo ficou clara a necessidade de destacar três categorias temáticas: fracasso escolar; consequência dos processos judiciais e reinserção escolar. Evidenciou-se as raízes históricas da criminalização de determinadas classes sociais, o preconceito existente no ambiente escolar em relação a esses jovens e a ineficiência de algumas diretrizes estabelecidas pelos sistemas protetivos como forma de garantia de direitos. Palavras-Chave: Fracasso escolar, ato infracional, judicialização, adolescente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.