CONSEQUÊNCIAS PARA A VIDA DOS ALUNOS PROTAGONISTAS DE VIOLÊNCIAS: AS AÇÕES DA ESCOLA E DO PODER JUDICIÁRIO

Autores

  • Caroline Polido Unesp
  • Larissa Girella Sirico Unesp
  • Débora Cristina Fonseca Unesp

Resumo

Apesar dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é possível observar que mesmo os direitos sendo preconizados ao longo desse tempo, garanti-los na prática não é tarefa fácil. A escola, que pode ser um ambiente onde aconteça a efetivação desses direitos, muitas vezes pode ser quem os negligencia. Assim, o presente artigo busca tratar sobre as consequências das ações escolares e do poder judiciário para a vida dos alunos protagonistas de violências. A análise teve como base a discussão de casos denunciados pela escola e transformados em processos judiciais. Os dados permitem a análise do impacto disso na vida dos jovens autores de ato infracional. Palavras-chave: Direitos Humanos. Ato infracional. Educação.

Biografia do Autor

Caroline Polido, Unesp

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação - Unesp - Rio Claro/SP, Professora da rede municipal de Rio Claro/SP.

Larissa Girella Sirico, Unesp

Graduanda em Pedagogia, – UNESP – Campus Rio Claro.

Débora Cristina Fonseca, Unesp

Doutora em Psicologia, Profa. Dep. Educação/IB/Unesp Rio Claro.

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Publicado

02-12-2020

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