CONSEQUÊNCIAS PARA A VIDA DOS ALUNOS PROTAGONISTAS DE VIOLÊNCIAS: AS AÇÕES DA ESCOLA E DO PODER JUDICIÁRIO
Resumo
Apesar dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é possível observar que mesmo os direitos sendo preconizados ao longo desse tempo, garanti-los na prática não é tarefa fácil. A escola, que pode ser um ambiente onde aconteça a efetivação desses direitos, muitas vezes pode ser quem os negligencia. Assim, o presente artigo busca tratar sobre as consequências das ações escolares e do poder judiciário para a vida dos alunos protagonistas de violências. A análise teve como base a discussão de casos denunciados pela escola e transformados em processos judiciais. Os dados permitem a análise do impacto disso na vida dos jovens autores de ato infracional. Palavras-chave: Direitos Humanos. Ato infracional. Educação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.