FAMÍLIA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Mariana de Oliveira Camargo Barbosa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
  • Jéssica Veloso Morito Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o papel da mediação digital parental na aprendizagem dos estudantes, investigando suas implicações cognitivas, socioemocionais e pedagógicas no contexto contemporâneo. A problemática central reside no desafio de compreender como as famílias, diante da expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), podem atuar de forma crítica e orientada para apoiar o processo educativo, em meio a desigualdades sociais e à chamada divisão digital. A hipótese norteadora é a de que a mediação ativa e colaborativa dos pais, em parceria com a escola, favorece a autonomia, a metacognição e a aprendizagem significativa, desde que apoiada por políticas públicas de inclusão digital. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica e análise crítica de autores clássicos e contemporâneos como Vygotsky, Castells, Prensky, Buckingham, Turkle e Selwyn, através de busca na base Scielo usando descritores Mediação parental e tecnologia. Os resultados apontam para a relevância da mediação digital parental como estratégia educativa sistêmica, mas também evidenciam barreiras relacionadas ao capital cultural das famílias e à carência de infraestrutura tecnológica em contextos vulneráveis. Conclui-se que a articulação entre família, escola e Estado é condição essencial para que as TICs contribuam de forma inclusiva, democrática e transformadora no processo educativo.

 

Biografia do Autor

Mariana de Oliveira Camargo Barbosa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Jéssica Veloso Morito, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), é licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Atua como pesquisadora na temática da violência e da seguridade no ambiente escolar, com ênfase na mediação de conflitos, bem como na identificação da topografia e tipologia das manifestações de violência. É idealizadora da metodologia de identificação dos sujeitos implicados nos ciclos de violência.  Atualmente presta assessoria e consultoria na área das violências para sistemas de ensino.

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Publicado

14-12-2025

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