O PAPEL E IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA ENQUANTO FERRAMENTA DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: O CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
A disciplina de Geografia tem sua construção social já datada desde o século XIX na Europa, a qual esteve a serviço da unificação nacionalista daqueles Estados-Nação. No Brasil a Geografia também fio utilizada por seus diversos governantes, desde o período imperial, para instituir uma unidade nacional. Portanto, esta ciência historicamente esteve ligada aos propósitos de uma elite dominante que buscava a perpetuação do seu poder tanto em nível nacional quanto internacional. Assim, ao longo deste estudo se reflete o surgimento e consolidação da Geografia enquanto disciplina singularizada, um esforço que também se deu no meio escolar. O intento ao final do estudo busca trazer à tona a importância que a Geografia escolar apresenta na atualidade enquanto uma ferramenta de interpretação do espaço, situando os sujeitos sociais acerca do seu papel e lugar no mundo. A abordagem aqui levantada questiona também necessidade de entender a Geografia enquanto uma construção social única e enviesada em uma perspectiva totalitária, isto é, um entendimento do espaço geográfico enquanto uma sobreposição de inúmeras possibilidades sociais, compreensão esta que supera as visões fragmentadas e até tendenciosas na qual a Geografia esteve submetida até meados do século XX.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.